Conhece a BRAPCI?¹
12/05/2015 17:41Gustavo Henrique de Araújo Freire*
Isa Maria Freire**
O endereço na web é
Trata-se do produto de informação do projeto de pesquisa “Opções metodológicas em pesquisa: a contribuição da área da informação para a produção de saberes no ensino superior”², cujo objetivo é “subsidiar estudos e propostas na área de Ciência da Informação, fundamentando-se em atividades planejadas institucionalmente”. O Sobre na BRAPCI ressalta que o propósito do projeto é contribuir “para estudos analíticos e descritivos sobre a produção editorial de uma área em desenvolvimento, ao subsidiar, com uma ferramenta dinâmica, os alunos, professores e pesquisadores da área” (BRAPCI, 2015).
Essa base de dados facilita o acesso e a consulta direta a 37 periódicos científicos da Ciência da Informação, sendo 26 vigentes e 11 históricos, constituindo um acervo de 8.303 artigos publicados por 4.854 autores da área, no período de 1972 a 2015. Os periódicos indexados são:
- AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento
- BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação
- Brazilian Journal of Information Science
- Em Questão: Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS
- Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação
- ETD - Educação Temática Digital
- InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
- Informação & Sociedade: Estudos
- Perspectivas em Ciência da Informação
- Perspectivas em Gestão & Conhecimento
- Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina
- Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
- Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação
- Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação
- Revista Latinoamericana de Documentacion
- Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Na primeira página, consulta-se a nuvem de tags que representam a possibilidade de conhecimento contida nos estoques de informação indexados pela BRAPCI, e onde se destacam como termos mais utilizados nos artigos publicados de 2008 a 2012: biblioteconomia, educação, informação, memória. E, também, os termos mais consultados (todo o período): biblioteconomia, biblioteca, biblioteca escolar, catalogação, ciência da informação, informação, educação e globalização.
A partir desse acervo a Brapci oferece serviços que permitem uma análise e avaliação da produção científica publicada nos periódicos indexados. E, sem dúvida, “amplia o espaço documentário permitido ao pesquisador, facilita a visão de conjunto da produção na área, ao mesmo tempo, que revela especificidades do domínio científico” (BRAPCI, 2015). Essas “especificidades” estão reunidas em um conjunto de tecnologias intelectuais aplicadas ao estoque de informações disponíveis, de modo a produzir indicadores da produção científica de interesse para a área de Ciência da Informação³.
No Relatório de Indicadores do Módulo Pesquisador é possível consultar a Produção científica a partir das seguintes categorias: autores mais produtivos (período); instituições mais produtivas (período); publicações em coautoria; e palavras-chave (período), organizadas conforme Tesauro em Ciência da Informação da BRAPCI. Ou, no Relatório de citações de revista (modelo Scielo), consultar os dados das fontes de informação e os artigos mais citados. Ainda nesse menu de serviços ao pesquisador, estão disponíveis o Recorte de periódicos (delimitação), Diretório de Pesquisadores, as Ferramentas de apoio ao pesquisador4, além de Indicadores de produção5.
E com o presente editorial prestamos nossa homenagem ao Grupo de Pesquisa E3PI, que desenvolveu um produto para atender necessidades específicas de informação para a área da Ciência da Informação. E fazemos votos para que a continuidade da BRAPCI represente tanto a atualização das fontes indexadas quanto, também, a necessária implementação de todas as funcionalidades do Módulo pesquisador.
De modo que nossa comunidade acadêmica possa, cada vez mais, fazer uso desse tesouro de informação, de valor inestimável para profissionais, docentes e pesquisadores.
¹ Editorial da revista Informação & Sociedade: Estudos, v. 25, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/009/13203
² Com apoio do CNPq. Coordenado pela Profa. Dra. Leilah Santiago Bufrem.
³ Módulo pesquisador. Disponível em: .
4 Tecnologias para análise e representação de redes sociais na comunicação científica.
5 Artigos por ano, fator de impacto e índice h.
* Editor da revista Informação & Sociedade: Estudos.
** Editora da revista Informação & Sociedade: Estudos.
—————