Projeto da UFRJ digitaliza livros da Coleção Brasiliana
30/08/2010 16:30Projetos longos e complexos não são novidades na vida do historiador e pesquisador Israel Beloch, de 68 anos. Ao "Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro" (1985), cinco volumes dedicados aos principais fatos políticos brasileiros desde 1930, ele dedicou dez anos de trabalho. Coordenou uma equipe que produziu mais de 6 mil verbetes e 5 mil biografias das mais importantes personalidades políticas do período, além de artigos temáticos referentes à história contemporânea do Brasil.
Há dois anos Beloch vê-se envolvido num projeto não menos superlativo: digitalizar os 415 volumes que compõem a Coleção Brasiliana. O resultado poder ser conferido no site www.brasiliana.com.br. Lá estão as 80 obras já digitalizadas, disponíveis em duas versões: o fac-símile da edição original e o texto correspondente com a ortografia atualizada.
O portal Brasiliana Eletrônica, do qual Beloch é editor-chefe, é desenvolvido pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) com apoio do Ministério da Educação.
Leia a matéria completa em https://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/projeto-da-ufrj-digitaliza-colecao-brasiliana
Fonte: Folha de S.Paulo
—————